Review

Faça Uma Horta Em Casa Hoje!

Figura 1- horta de quintal

Bom, existem diversas razoes para se fazer uma horta dentro de casa, tanto na praticidade de ter os alimentos na mão, como ter alimentos frescos sempre a disposição, sendo sempre uma opção mais saudável para o organismo, a horta também da um ar melhor para se respirar no lar e também serve como uma pequena decoração.

Pois bem, tem Como Fazer Uma Horta Em Casa? Com pouco espaço? Alias como fazer uma horta no quintal? A resposta é “sim” para todas as perguntas e nesse pequeno texto lhes ensinarei como fazer uma horta no quintal e ate em outros espaços.

Primeiro Passo:

Escolha o espaço onde fará a horta, neste caso tratasse de uma horta no quintal, por quê? Pois ele tem os requisitos necessários para que a plantação prevaleça viva e bem, tais atributos necessários são: incidência de luz solar, espaço isolado de outras plantas e de gramado invasivo, e bom solo para a drenagem e absorção de nutrientes.

Figura 2- jardim favorável a horta

Sabendo isso, vamos ao próximo passo?

Segundo Passo:

Já sabemos as condições nas quais a horta deve ser planta, então depois de ter escolhido o lugar onde será plantada, vamos a preparar essa terra, mas como se prepara? Muito simples, basicamente deve ser feita uma limpeza, ou seja retirar plantas indesejadas e pragas que possam danificar o seu solo, também é muito importante que haja um controle do PH do solo e uma separação entre os vegetais para que a água penetre de forma correta.

Figura 3- preparação de terra

Terceiro Passo:

Divida o espaço, é muito simples escolha um numero de quadrados de terra para cada planta e assim os divida! Por exemplo:  divida sua horta em 10 parcelas quadradas de 20cm de lado, faça cinco superiores e cinco inferiores, pronto, já tem uma divisão que não ocupa muito espaço e que dá para plantar muita coisa.

Figura 4- divisão da horta

Quarto Passo:

O que devo plantar? Então, isso é algo muito particular, porque cada pessoa tem um gosto em especifico, você que decide o que vai plantar segundo os seus gostos e do espaço e condição climática que a tua região te oferece, pesquise bastante sobre alimentos e saiba quais são favoráveis a serem de sucesso na sua região.

Figura 5- o que plantar?

Outro fator importante na hora plantar é o tempo e ciclo do ano que se passa, se você relacionar isso ao seu tipo de alimento a ser cultivado, certamente é sucesso!

Quinto Passo:

Planeje a distribuição das sementes na horta, mas, por que? Simples, há plantas que se repelem, e outras que se dão bem, o que as vezes acontece é que existem características entre algumas plantas que são parecidas e por isso podem acabar competindo por nutrientes, luminosidade, espaço, entre outros. Então para que não ocorra isso, seja atencioso na hora de cultivar as suas espécies.

Sexto Passo:

Esteja sempre fazendo manutenções na horta para que sempre esteja saudável e rendendo frutos de forma linear e constante, isto não é uma etapa em si, mas pode ser considerada como uma, o que difere este passo dos outros é que deve ser feito de forma constante, sabendo identificar os sinais que a horta nos proporciona.

A seguir alguns passos para manter sua mini plantação saudável:

Irrigação constante, esta hidratação pode ser feita de duas formas mais comuns:

– Por aspersão: feita com mangueiras geralmente.

– Sistema de sulcos: buracos fundos que mantem sempre úmidas as raízes.

Capina periódica, isso além de manter a plantação limpa, a deixa esteticamente mais bonita e com um aspecto mais saudável. Junto com essa capina também deve ser feita uma limpeza igual a que foi feita antes de começar com a horta favorecendo a redução de pragas e de contaminação do que esta plantado.

Figura 6- horta pronta

Gostou das nossas dicas? Se animou a fazer uma horta ainda hoje? Espero que sim, seguindo estes passos, com certeza poderá dispor de comida fresca e de uma linda horta frutífera e saudável! Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.